terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Resenha: Muito Além dos Seus Sonhos, Rosana Rios

Postado por Bih Lima às 23:50
Autora: Rosana Rios
Editora: Larousse Jovem
ISBN: 9788576357766
Páginas: 208
Ano: 2010
Nota: 5/5
Sinopse:
Michel leu sobre o mito da caverna de Platão, e está em busca de um mundo como o das Ideias, em que as coisas sejam reais e não sombras... Em que haja justiça social e não hipocrisia. Ele tem um sonho recorrente: vê um portal que acha que o levará a outro mundo, melhor que este em que vive, tão injusto. Para sua surpresa, descobre que outras pessoas têm o mesmo sonho! Com a ajuda de Aline e Carlos, ele tentará entrar naquele mundo para conhecer a Utopia que tanto deseja! Mas o que Michel não sabe é que tudo vai mudar, quando ele entrar na URBS - pois a Utopia pode ser uma Distopia, e o que lhe parece democracia talvez seja uma forma disfarçada de ditadura cruel. O que fazer, então, se de repente a atração que Michel sente por Aline tem de ser reprimida, e Carlos pode se tornar seu pior inimigo?
Imagine um lugar perfeito, sem injustiças e em que você é livre. Pois bem essa é a URBS. E ela não é difícil de ser encontrada, basta sonhar.
Michel é uma das pessoas que encontraram o caminho para lá. Ele vive com os tios desde que seus pais morreram, para se sustentar ele trabalha durante o dia e estuda a noite. Sua vida não é um mar de rosas e é por isso que ele sonha com essa utopia.
Por conta de um desenho de Aline, uma colega do colégio, Michel descobre que a URBS é real e com a ajuda dela e de Carlos, um palestrante que também sonha com esse paraíso, eles conseguiram entrar de vez para esse mundo. Mas nada é como parece e eles descobrirão da pior maneira.

A primeira coisa que Michel notou foi a tremenda sensação de realidade. Aquilo não era um sonho, uma ilusão criada pela mente e ligada por um frágil fio à vida real. Podia sentir o sol na pele e o vento nos ouvidos. A sensação de sonho que a neblina lhe dava tinha desaparecido; tocou seu corpo e sentiu o toque; beliscou a mão esquerda com a direita e sentiu a dor.
(Invisível Cordão – Página 51)

Esse livro estava na minha lista há algum tempo, mesmo sendo um paradidático ele é muito interessante. Fala muito sobre filosofia e cita grandes filósofos da história.
Outro ponto interessante é que ele aborda o tema distopias sem ter que necessariamente no futuro, o que dá um diferencial a estória.
Ele é ilustrado e conta com enormes capítulos, o que torna a narrativa um tanto que cansativa, mas não perde pontos por isso.
É pequeno e não dá para perder nem um dia lendo ele. Li em questão de quatro horas, pois, como já falei a cima, a narrativa muito prolongada acaba cansando o leitor.
A música que eu indico é Illusion, do Creed:


Beijosss

6 comentários:

Nicholas on 4 de janeiro de 2012 16:06 disse...

O nome do livro já é bem chamativo!
Achei a capa bonitinha, e o enredo é bem legal.
Esse lugar que vc descreveu só existe nesse livro mesmo hehehe
Esse lance de leitura cansativa n me instuma a ler o livro n, odeio capítulo grande :/ Queria saber pq os autores n consegue dosar os capítulos D:
bjs,
tudo por um livro.

Lariane on 5 de janeiro de 2012 08:01 disse...

Bih,

eu acho que passo :D

Apesar de ser rapidinho de ler e interessante, acho q não faz meu número...


Beijocas,
Lariane - Leituras & Devaneios

Débora on 5 de janeiro de 2012 08:36 disse...

A capa é bonitinha. Deu vontade de ler ele! ^^

Thaís Chaves disse...

O título é bem sugestivo'

Por ser uma leitura rápida,vale a pena ler,talvez me surpreenda neh?
Ahh adoro esses trechos que voce coloca dos livros'

Bjo

Pensamentos DR on 9 de janeiro de 2012 17:44 disse...

Curioso esse livro..
"Um mundo imaginário".. Ás vezes temos que criar um mundo fora do normal, para encarar uma cruel realidade mesmo!!
Bjuus

Fátima Menezes on 24 de janeiro de 2012 18:10 disse...

Poxa, que livro legal! E é um paradidático, veja só! Talvez minha visão seja errônea, mas não gosto tanto dos paradidáticos. Muitos deles não desenvolvem os personagens, contam tramas breves e pouco envolventes. Alguns se salvam, claro. Muito além dos seus sonhos parece ser um deles. :)

Beijos,

Fátima Menezes - @RecantoCaliope
http://recantodecaliope.blogspot.com

Postar um comentário

 

Book Mania Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos