quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Distopia, o que é isso?

Postado por Bih Lima às 21:52

“É, provavelmente, demasiado elogioso chamá-los utópicos; deveriam em vez disso ser chamados dis-tópicos ou caco-tópicos. O que é comumente chamado utopia é demasiado bom para ser praticável; mas o que eles parecem defender é demasiado mau para ser praticável.” −John Stuart Mill
Imagem do filme 1984

Eis ai um cenário literário por qual eu sou fascinada e apaixonada, a distopia. Mas o que é isso? As distopias, ou antiutopia, são o oposto a utopia. Elas são caracterizadas por governos corruptos, opressão ao povo, distorções nas regras morais e o caos. Na literatura é normalmente retratado num futuro, que por consequência dos dias atuais, o mundo está cada vez mais frio, vaidoso e sedento por sangue. Normalmente trás uma critica a nossa sociedade, como nossa obsessão pela beleza, idolatria a astros de TV,
descaso com os recursos naturais.

Esse gênero está em alta entre os autores, podemos observar isso com a crescente quantidade de romances distopicos sendo lançados, como: Delírio, da Lauren Oliver; Jogos Vorazes, da Suzanne Collins; Feios, do Scott Westerfeld; Estilhaça-me, da Tahereh Mafi; Starters, da Lissa Prince; Maze Runner – Correr ou Morrer, do James Dashner; Destino, da Ally Condie; Divergente, da Veronica Roth... Se deixar, fico até semana que vem dizendo os livros lançados nesses últimos anos, sem contar com os já clássicos, nunca mais paro de falar.

Não pense que a distopia só está presente nos livros, o cinema também adora usar o tema. Gamer e O Preço do Amanhã são dois filmes bem legais lançados recentemente e tratam desse tema. O primeiro conta a história de um mundo em que as pessoas podem parar de envelhecer, mas você só continua a viver se tiver tempo, essa é a moeda de troca, você trabalha por ele e compra com ele, se você tiver o bastante, pode conseguir viver eternamente. Já em Gamer traz um mundo mais tecnológico, em que jogos agora são com pessoas reais, e o foco central é num novo jogo com prisioneiros condenados a morte, caso você sobreviva por mais de trinta rodadas, ganha a liberdade, parece até fácil, só que eles não jogam por eles mesmos, há alguém controlando eles. Boa parte do tema está concentrada nas adaptações literárias, como Jogos Vorazes, Laranja Mecânica e 1984. Esses dois últimos são clássicos do gênero.

Vou finalizar com algumas dicas de leitura e filmes caso tenha se interessado por esse tema:
Laranja Mecânica, do Anthony Burgess, que já foi adaptado para o cinema, um filme britânico estrelado por Malcolm McDowell, tanto o livro quanto o filme são dois clássicos mundiais. Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley, que já teve duas adaptações para o cinema, uma em 1980 estrelado por Kristoffer Tabori e outra em 1998 com Tim Guinee. 1984, de George Orwell, também já teve duas versões para as telas, a primeira em 1956 com Edmond O'Brien, e a segunda foi 1984 protagonizado por John Hurt, curiosidade sobre o livro, ele deu origem ao reality show Big Brother, o nome deste é inspirado no ditador do livro, que era chamado de Grande Irmão. O Planeta dos Macacos, do Pierre Boulle, já teve três adaptações, uma em 1968 com Charlton Heston, esse teve quatro continuações, outro em 2001 com Mark Wahlberg, e o mais recente em 2011 com James Franco. V de Vingança, esse é um filme baseado no romance gráfico do Alan Moore, a versão para o cinema é estrelado por Natalie Portman. Revolução dos Bichos, do George Orwell. O Show de Truman, estrelado por Jim Carrey. Os Substitutos, estrelado por Bruce Willis. E todos os outros livros citados aqui nessa matéria eu também indico. Espero que tenham gostado!

Kisses

12 comentários:

Fabrica dos Convites on 23 de agosto de 2012 16:27 disse...

Tenho gostado muito dos livros que abordam este tema. Já li vários.
Bjs, Rose.

Fernanda on 20 de setembro de 2012 17:07 disse...

Muito legal sua matéria, já li vários livros com esse tema e nem sabia! hahaha ;)

Naty on 7 de outubro de 2012 12:39 disse...

Distopia é um gênero que gosto bastante, já li vários dos atuais livros. Sou louca para ler 1984 do George Orwell, já li Revolução dos Bichos e gostei muito.

Adorei o post!

Beijo;*
Naty.

lembretepraler on 21 de outubro de 2012 19:09 disse...

Adorei o post! Tipo, eu já havia lido livros com esse tema, mas nunca tinha me ligado que havia um nome pra isso. Quando comecei a ver em blogs a palavra 'distopia' e tal, comecei a me dar conta que se tratava do universo de Jogos Vorazes, Feios e etc, já que tudo tem que ter nome hahaha

Sandra Mendes on 3 de novembro de 2012 22:58 disse...

Oi, Biih!

A distopia chegou com tudo, ganhou seu espaço e está super na moda.
Eu mesma gosto bastante desse gênero, até mesmo nos filmes. QUanto mais lançarem, melhor! ::D

Beijinhos!

Camila Faria on 11 de janeiro de 2013 17:04 disse...

Confesso que não sabia que 1984 tinha versões para o cinema, fiquei curiosa. Coincidentemente assisti um filme ontem que me lembrou esse estado de distopia, não sei se você já assistiu: Never Let Me Go (não sei o nome em português). Recomendo!

Rapha on 11 de janeiro de 2013 17:23 disse...

Oi Biih.
Com a vinda de Jogos Vorazes o tema bombou, né?
Mas vc acredita que até hj eu nao li nada do tema?? Pois é, preciso ler :)

Beeijao!

Juliane on 14 de janeiro de 2013 20:53 disse...

Faz pouco tempo que descobri as distopias, mas estou amando cada dia mais! *-*

Parabéns pelo blog! Estou te seguindo!

Beijos!
naminhaaestante.blogspot.com

Natalia Paladino on 17 de janeiro de 2013 12:54 disse...

Olá, tudo bem? Mencionei seu blog em um selo aqui http://obcecadapeloslivros.blogspot.com.br/2013/01/selo-u.html Obg (:

Livia Castro on 22 de janeiro de 2013 23:57 disse...

Tenho lido algumas distopias e tenho amado todas! São realmente incríveis, não achei que fosse curtir muito, mas adorei mesmo e recomendo!

Beijos
http://literarioecultural.blogspot.com.br/

Fortalezajb Iluminada on 5 de fevereiro de 2013 02:51 disse...

Adorei seu blog. Você está de parabéns!!!
Visite o meu
http://www.meumundorosapynk.blogspot.com/
Beijocas

#Aηα мαgιєяσ# on 13 de fevereiro de 2013 19:28 disse...

Ah gostei do post! Também gosto muito de distopia, e ler um pouco mais sobre esse assunto, fica ainda mais apaixonante!
Parabéns!
Beijos

Postar um comentário

 

Book Mania Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos