sábado, 12 de março de 2011

Resenha: Corações Suspensos no Vazio, Arlindo Gonçalves

Postado por Bih Lima às 22:09
Sinopse:
O ponto de partida da novela Corações suspensos no vazio é o episódio tristemente real: em agosto de 2004, sete moradores de rua foram atacados e mortos enquanto dormiam no centro de São Paulo, porém os autores do massacre, embora identificados, continuam impunes até hoje.
Arlindo Gonçalves lança mão da literatura para falar sobre a banalização da vida, em que o capital empurra para longe de nossos olhos a miséria: seu produto menos desejável.


Antes de tudo, gostaria de agradecer a editora Horizonte por ter me mandado o livro.

Agora começando:
O livro é tenso. Principalmente na cena do massacre. Eu até chorei nessa hora.
Ele é pequeno. Chegou hoje de manhã e já terminei de ler. Você não percebe o tempo passar ao ler.
A narração ficou perfeita. Sempre variando entre os três personagens principais. O Jornaleiro, A Velha e O Velho. Ou então passando para a narração de terceira pessoa.
A capa do livro retratou bem o tema do livro: O Vazio. E dentro do livro podemos ver trechos de poesias e fotos tiradas pelo o autor retratando o tema.
Eu simplesmente dou parabéns ao autor. Não só por tentar não deixar uma assunto tão triste como esse cair no esquecimento, mas também por não virar os olhos para os sem-tetos, como muitas pessoas fazem.
Na orelha, sempre vemos a foto do autor e um pouco sobre ele, certo? Então, a foto que ele escolheu para colocar no livro foi uma tirada no local do massacre.
O livro me deixou bastante triste. Pois mostra como as autoridades nem ligam para o que ocorrem com essas pessoas. Eles só fecham os olhos e fingem não esta acontecendo nada, só na espera que a media esqueçam deles e sigam para a próxima "bomba". Digo isso, pelo simples fato de que os autores do massacre em que a historia foi baseada ainda estão por ai, como se não tivesse ocorrido nada.
Eu ia colocar uma musica como trilha sonora do livro, mas eu resolvi não fazer. Mas caso queiram saber minha escolha. Seria Samhain, da We Are The Fallen.

Espero que tenham gostado da resenha. Eu super indico o livro.

Beijos e até mais.

9 comentários:

Sandra on 12 de março de 2011 às 23:57 disse...

Esse livro mexe com a gente, né, Bi?
Fiquei o dia todo pensando nele quando li.

Aqui tá minha resenha: http://www.universo-literario.com/2011/01/coracoes-suspensos-no-vazio-arlindo.html

Beijos!

Unknown on 13 de março de 2011 às 02:26 disse...

Este livro parece ser muito bom mesmo, estou doida pra ler... valew Bih ^^

Unknown on 13 de março de 2011 às 09:51 disse...

Me lembrou um livro que li há alguns anos, que falava sobre um massacre a meninos de rua na praça da Sé. Também foi baseado em fatos reais e contava a história do ponto de vista de um menino sobrevivente.

Bella Martins on 15 de março de 2011 às 18:14 disse...

Esse livro parece ser bom, acho que vou dar uma lida nele!

Anônimo disse...

Wow, não parece o tipo de livro que gosto D:

B!@ on 15 de dezembro de 2011 às 12:28 disse...

comentando pela promo

Thaís Chaves disse...

Nossa..

Deve ser muito triste,sempre que abrimos os olhos para a realidade ficamos chocados com tanta misérie e impunidade,não sei se irei ler o livro,quem sabe..

É interessante ler livros baseados em fatos reais'
Bjo

Fátima Menezes on 31 de dezembro de 2011 às 18:46 disse...

É isso. Exatamente isso! Esse livro era tão NECESSÁRIO! Episódios como esse acontecem, vemos nos jornais, sentimos medo. Ponto. É sempre assim. Sentimos medo por nós mesmos. Aí está o problema. Devemos olhar para as pessoas vítimas de violência como nossos pais, nossos filhos, nossos irmãos. Devemos sentir por elas e lembrar-nos delas. Devemos entender de uma vez por todas que essa situação não pode continuar e começar a fazer nossa parte para mudá-la. Precisamos começar a cobrar daqueles que ganham para supostamente fazer isso.

Um episódio como esse certamente nos leva a refletir sobre diversos pontos. É um paradoxo ver pessoas mortas por dormirem na rua. O que elas fizeram? Nasceram?

Adoraria ler esse livro. Renderia ótimas críticas, certamente.

Fátima Menezes - @fatimamd
http://recantodecaliope.blogspot.com

Rafa on 29 de junho de 2012 às 13:07 disse...

Eu não gosto de ler livros desse tipo, que tenha massacre.Prefiro os romances. Mas adorei a resenha!

Postar um comentário

 

Book Mania Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos