quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bienal do Livro de Pernambuco VIII

Postado por Bih Lima às 17:39

Hoje vou falar sobre a Bienal, que vai começar amanhã (bem em cima da hora, não?).                  


Entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2011, será realizado mais um capítulo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Com o tema “Literatura e Cidadania”, a Bienal chega a sua 8ª edição e o pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), volta a ser palco das discussões e debates que fomentam a feira literária referência de Pernambuco.
Nesta oitava edição do evento, livreiros, editores e distribuidores de todo o Brasil estarão reunidos mais uma vez, consolidando o Estado como um dos mais importantes pólos literários do país. O evento, que já faz parte do calendário cultural pernambucano, contempla leitores de todas as idades e escritores de todos os estilos. Um grande acontecimento que estimula o hábito da leitura em todas as camadas sociais, democratizando a informação inteligente.
Com o tema “Literatura e Cidadania”, a oitava edição da Bienal Internacional do Livro traz para o Estado, no final de setembro, grandes escritores do país e do exterior. Este ano, o terceiro maior evento do gênero no Brasil, que recebeu em 2009 mais de 600 mil pessoas, presta homenagem ao centenário de Mauro Mota e ao autor Ronaldo Correia de Brito.A Bienal 2011 oferece ao público mais espaços de debates, com a incorporação dos três auditórios do Centro de Convenções (Beberibe, Brum e Ribeira) que abrem o leque da intensa programação para palestras, congressos e seminários paralelos.Além disto, espaços tradicionais como o Círculo das Ideias, o Café Cultural, o Circo das Letras – para crianças e adolescentes – e a Plataforma de Lançamentos, onde sempre se encontra um autor dando autógrafos, são focos garantidos de atrações para quem for à Bienal.Sem falar na programação dos expositores em cada estande e na incrível vitrine de milhares e milhares de livros, muitos em promoção, para o deleite dos bibliófilos. 

Os espaços da Bienal 

Auditórios Beberibe, Brum e Ribeira
Pela primeira vez utilizados na Bienal, os auditórios Beberibe, Brum e Ribeira receberão uma intensa programação acadêmica desenvolvida por diversas instituições como UNICAP, UFPE, APL, UBE, Clube do Livro Espírita e Colégio Damas. No auditório Ribeira o SESC reeditará o CineSESC, que exibirá filmes sobre a temática de literatura e cidadania em todos os dias do evento. 

Círculo das Letras
Aqui as crianças poderão conhecer o mundo dos livros. Serão realizadas apresentações culturais, recitais poéticos e narrações de histórias para crianças de todas as faixas etárias. 

Café Cultural
Espaço intimista e informal, sob coordenação da Fafire, onde escritores, jornalistas e professores farão leituras abertas, participarão de debates, minicursos e estabelecerão um contato mais próximo com o público. 

Círculo das Ideias
O coração dos debates da Bienal. Por aqui passarão os principais autores convidados do evento, além de contar com uma programação variada de oficinas, seminários e mesas de debates. 

Homenageados

Os homenageados da 8º Bienal Internacional do Livro de Pernambuco são o poeta recifense Mauro Mota e o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito.


Ronaldo Correia de Brito é um dos mais importantes autores de ficção contemporânea no Brasil. Dramaturgo, contista, romancista e cronista, é autor de Galileia, romance que lhe valeu o Prêmio São Paulo de Literatura/ 2009, como melhor livro do ano, sendo traduzido para o francês e o espanhol. 


Mauro Ramos da Mota e Albuquerque (16 de agosto de 1911 – 22 de novembro de 1984) foi um jornalista, professor, poeta, cronista, ensaísta e memorialista brasileiro.

Escritores 

A VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco trará vários escritores brasileiros e estrangeiros para participar do evento. Entre os autores estrangeiros, estão vindo à Bienal através de parceria com o Instituto Cervantes – Recife
Entre os autores confirmados estão os espanhóis Germán Gullón, Antonio Álvarez Rojas e Bernardo Gutiérrez, e a argentina Flávia Company. A vinda dos quatro será possível graças à parceria com o Instituto Cervantes, uma das entidades que apoia o evento. Na lista de convidados internacionais ainda constam os portugueses Luis Serguilha e Maria Estela Guedes. 
Os nomes nacionais que já confirmaram a vinda: Laurentino Gomes, Thalita Rebouças, Carola Saavedra, Joca Reiners Terron, Miguel Sanches Neto, Marcelino Freire, Luiz Ruffato, Eliane Brum, Allan da Rosa, Cláudia Felício, Antonio Prata, Eucanaã Ferraz, Berimba de Jesus, Vitor Ramil, Lau Siqueira, Leandro Narloch, Duda Teixeira, Pedro Salgueiro, Cristhiano Aguiar, Rogério Pereira, Aderaldo Luciano e Graça Graúna.



Vários eventos legais vão acontecer lá, entre eles: O lançamento do livro Minha Vida Fora de Série - Primeira Temporada e Rumo à Rio+20: A Sociedade quer mais Discursos.




A Bienal vai ser demais! Eu estou louca para ir, pena que não estarei por lá todos os dias... Mas nos que eu estiver vou postar as fotos aqui! Fiquem ligados!

E para mais informações:
http://www.bienalpernambuco.com/ e http://twitter.com/#!/bienal

Beijosss

2 comentários:

Viviane on 23 de setembro de 2011 18:17 disse...

Ui, sou a seguidora de nº 500,bem merecia um brinde...hauahauahaua

Seu blog é muito fofo.

Rafaela Regis on 23 de setembro de 2011 21:12 disse...

Ahhhh!!! Eu vou está la no dia 25!! Muita emoção!!!

=*

Postar um comentário

 

Book Mania Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos